home Celulares Leia livros no seu smartphone

Leia livros no seu smartphone

Meu superior no trabalho recentemente fez uma viagem para a Africa, e ficou impressionado com a quantidade de pessoas no avião que estava lendo em seus dispositivos portáteis (tablets, smartphones, phablets e e-readers). Ele achou o máximo a possibilidade de ler num desses dispositivos, e acabei o introduzindo a este mundo.

Este episódio me fez pensar um pouco mais sobre esse assunto, que faz parte da minha vida desde quando eu utilizava meu velho Siemens M65.

Nessa época, inclusive, eu mantinha uma comunidade no finado Orkut com o titulo: “Leia livros no seu celular”. (Essa comunidade, inclusive, me proporcionou amizades que duram até hoje). Sempre gostei muito de ler, mas nunca gostei de carregar muito peso nas mãos ou dentro de uma mochila. Então, nada mais prático do que carregar vários livros e/ou revistas em um dispositivo móvel, que a gente carrega para todo lado.

mobile_read

Como ler livros digitais?

Você pode ler ebooks em praticamente qualquer dispositivo eletrônico que tenha suporte para algum dos formatos listados abaixo. Pode ser um smartphone ou tablet com um app de leitura de ebooks, como Google Play Livros, Moon+Reader (o melhor, na minha opinião), Adobe Reader (no caso dos PDFs) ou até mesmo o app Kindle para smarthones ou tablets.

Formatos:
ePUB: (Electronic Publication/Publicação Eletrônica) – É o formato mais utilizados por leitores de ebooks. O ePUB É livre e aberto e foi criado pelo International Digital Publishing Forum (CICOM).

iBooks: formato criado pela Apple, para ser utilizado no app iBooks. É muito parecido com o ePUB a Apple criou este formato que ela utiliza na app iBooks com base no ePUB. Mas este não é um formato aberto, é proprietário.

PDF: (Printable Document Format) – Como o nome sugere, este formato foi criado primariamente pra documentos prontos para impressão. Mas quem nunca leu um PDF no PC ou Tablet, atire a primeira pedra.

Mobi – Formato proprietário da Amazon, originalmente desenvolvido para a utilização nos e-readers desta empresa – os Kindles. Também pode ser lido em um dispositivo que tenha o app Kindle instalado (tablet, smartphone, ou PC).

Onde baixar ebooks

Já testei diversos sites que oferecem download gratuito de ebooks, para ler nas mais diversas plataformas. Mas o que eu achei mais completo, e que sempre recomendo para meus amigos, é o Lelivros (http://lelivros.website/).

Nele você encontra centenas de títulos, dos mais diversos gêneros: Administração, Autoajuda, Ficção FantásiticaRomance, Terror e Suspense, e muito mais. E o mais interessante desse site, é que eles disponibilizam todos os títulos em vários formatos diferentes: ePub, Mobi, PDF e para ler online.

Saiba mais

Se você gostou do tema “Ler livros no seu celular”, e quer se aprofundar no assunto, recomento que visite o site Vida sem Papel. (www.vidasempapel.com.br/ler-ebooks/). O site aborda não apenas o assunto livros eletrônicos, mas abrange todo um estilo de vida onde eliminamos o excesso de papéis para otimizar o dia a dia.

Veja uma descrição sobre o conteúdo do site:

O que é Vida Sem Papel? A ideia principal deste blog é dar sugestões e dicas para você, leitor, usar a tecnologia à sua disposição para otimizar sua vida. E uma das formas de fazer isso é eliminando papéis desnecessários e transformando-os em informação digital, que é geralmente mais prático de guardar e usar.

Recomento fortemente uma visita à este site. As diversas dicas e tutoriais que encontro lá, já me ajudaram bastante a otimizar o meu dia a dia, eliminando papéis desnecessários.

Também recomendo que você ouça o episódio 23 do podcast Tecnocast. Esse episódio fala exclusivamente sobre os “livros de pixel”, ou ebooks. Eles falam muito mais dos Kindles, mas também falam de leitura digital como um todo. Dê o play (a partir de 17min e 20seg) e se aprofunde no assunto.

2 thoughts on “Leia livros no seu smartphone

  1. Excelente post. Também adoro ler livros no meu tablet, acho muito melhor que no papel e mais prático de se levar vários livros em uma viagem por exemplo. Não conhecia o Moon+ Reader, vou baixar agora e testar, atualmente estava usando o UB Reader, que também não deixa a desejar. Obrigado pela indicação.

  2. Show, estou usando o Moon Reader e estou amando. Já testei vários e estou achando ele o melhor. Ainda tenho que me acostumar a ler pelo tablet, me mudei pro exterior e a unica forma de ler livros em português é digital mesmo. Obrigada pelas dicas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *