home Internet, Slider, tecnologia Dicas para aumentar sua segurança na internet

Dicas para aumentar sua segurança na internet

O acesso à internet atualmente é muito fácil, e está se popularizando mais a cada dia que se passa. Como diria Cris Dias: “a internet chegou para ficar”.
Exatamente por causa disso, se torna cada vez mais necessário tomar muito cuidado com o uso da internet. Como na “vida real”, na internet existe muita gente mal intencionada, que se aproveita dessa popularização para roubar informações e dados importantes e sigilosos. Seguem abaixo algumas dicas simples para te ajudar a aumentar sua segurança na internet.

Use um antivírus

Parece óbvio, mas nunca é demais avisar. Existem diversas soluções gratuitas disponíveis na internet. Mas atualmente, recomendo o antivírus Avast. Utilizo esse antivírus em meu desktop, no meu notebook e até no meu smarphone.

Use um programa de detecção de spywares

Normalmente, os antivírus gratuitos têm a função de detecção de spywares bem limitada. É uma tática que os desenvolvedores utilizam para convencer o usuário a migrar para as soluções pagas, feitas por eles. Por isso, recomendo utilizar em conjunto com seu antivírus, o programa SpyBot search and Destroy, para varrer seu PC em busca de programas espiões e ladrões de senha.

Instale e configure um firewall

“Firewall” segundo a Wikipedia, “é um dispositivo de uma rede de computadores que tem por objetivo aplicar uma política de segurança a um determinado ponto da rede. O firewall pode ser do tipo filtros de pacotes, proxy de aplicações, etc. Os firewalls são geralmente associados a redes TCP/IP. Este dispositivo de segurança existe na forma de software e de hardware.” Se não quiser baixar, instalar e configurar um Firewall completo, (como o ZoneAlarm, por exemplo), pelo menos deixe o firewall padrão do Windows habilitado. Ele pode te ajudar a evitar muita dor de cabeça.

Mantenha seus programas atualizados

Você pode ter o melhor antivírus de todos, mas se ele estiver desatualizado, de nada vai adiantar. Habilite as atualizações automáticas do seu antivírus, e também as atualiações do Windows. Sempre são liberados pacotes de segurança, que fecham brechas recentemente descobertas.

Tenha muito cuidado com links “suspeitos”

Links e anexos em e-mails ou mensagens instantâneas – CUIDADO com eles! Principalmente se a mensagem não foi solicitada ou pede informações pessoais ou a verificação de uma senha.

Olho vivo em suas compras online e internet banking

Ao enviar informações confidenciais, como detalhes do cartão de crédito, use conexões criptografadas. Quando terminar a operação, faça o log off, pricipalmente se não estiver utilizando o seu próprio computador.

Escolha senhas difíceis de ser descobertas e as proteja

Não me venha com 123456, sua data de aniversário, ou quaisquer outras senhas óbvias demais. Senhas realmente seguras mesclam letras maiúsculas, letras minúsculas, números e caracteres especiais. E PELO AMOR DE DEUS, não anote sua senha num post-it colado em seu monitor (conheço uma pessoa que fez isso com a senha da conta bancária – sério!). É preferível NÃO ANOTAR sua senha em nenhum lugar que não seja seu cérebro.

Não copie ou use programas de fontes desconhecidas

Sempre procure baixar seus programas diretamente do site dos desenvolvedores. Se não souber qual é o site do desenvolvedor, utilize o superdownlods, baixaki, ou sourceforge.net

Faça back-ups regulares de seus dados e guarde as cópias num lugar seguro

Em maio desse ano, o cartunista Laerte perdeu 12 anos de trabalho quando teve o computador roubado. Por isso, é recomendável salvar seus dados em várias mídias diferentes. Pendrive, HD externo, em serviços na nuvem (como Dropbox, SkyDrive ou Google Drive), DVD’s ou BluRays – Tudo é válido para garantir que você não perderá sua vida se seu computador for roubado ou danificado.

Se tomar essas e outras precauções básicas agora e no futuro, no mínimo, você aumentará sua segurança e o sigilo de suas informações.

Para informações mais detalhadas e mais dicas, visite meus dois outros posts sobre o assunto:

*Evitando golpes na Internet.

*Evitando golpes na Internet (2).

Visite também a cartilha de segurança do CERT.

2 thoughts on “Dicas para aumentar sua segurança na internet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *